O PATRONO

Hermenegildo Campos de Almeida

Natural de Bragança Paulista, Hermenegildo Campos de Almeida nasceu a 28 de novembro de 1900; formou-se engenheiro civil no ano de 1927 pela Escola de Engenharia Mackenzie. Em 1934, tornou-se diretor do Núcleo de Ensino Profissional de Araraquara e do Curso Ferroviário da Estrada de Ferro de Araraquara. Quatro anos depois assumiu a chefia da Seção de Ensino do Centro Ferroviário de Ensino e Seleção Profissional (CFESP), quando este começava a estender suas atividades a todas as escolas ferroviárias do país.

Com a extinção do Centro Ferroviário e a criação da Divisão de Transportes no Departamento Nacional do Senai, em 8 de janeiro de 1945, Hermenegildo passou a chefiar o Serviço Técnico daquela Divisão. Posteriormente, foi designado chefe da Divisão de Transportes, posto que ocupou até 1951, quando passou a exercer o cargo de chefe do Serviço de Escolas Ferroviárias e de Isenção, então criado. Em 1953, esteve na Europa, como bolsista do Bureau Internacional du Travail, visitando escolas profissionais da França, Itália, Bélgica e Suíça.

Foi também Assessor da Diretoria e Subdiretor do Departamento Regional, tendo sido nomeado Diretor Regional em primeiro de setembro de 1962. Faleceu em 28 de outubro de 1966. É patrono da Escola SENAI de Guarulhos.

Fonte: BOLOGNA, Ítalo. Presença e ação de Hermenegildo Campos de Almeida no Senai.
Centro de Estudos Roberto Mange, São Paulo, 1967. Revista SENAI n.º 85, outubro-dezembro 1966, pág. 4

 

Você tem que saber

O SENAI está preocupado em prepará-lo (a) para o mundo do trabalho. A sua proposta educacional define a finalidade da educação profissional oferecida pela escola. Ela deve se “conduzir ao permanente desenvolvimento para a vida produtiva e para o exercício da cidadania, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do país”.

A educação profissional visa permitir às pessoas assumirem atividades profissionais, como empregado, trabalhador autônomo ou empreendedor. Assim sendo, hoje, com esta educação ultrapassa-se cada vez mais a visão de preparar para um posto de trabalho e passa-se para o enfoque de competências centradas nas pessoas, que favorecem a mobilidade profissional em diferentes contextos de atuação.


Proposta pedagógica 

Para acessar o documento da Proposta Pedagógica da escola, clique aqui. 

Referenciais de Gestão do SENAI-SP
Para visualizar os referenciais, clique aqui

Regimento Comum das Unidades Escolares Senai

Para visualizar as orientações de acesso e permanência na escola, clique aqui.  

Sistema Senai

O SENAI é uma instituição privada, de âmbito nacional, que atua no campo da Educação Profissional. Mas não é só isso. Ele também presta assistência técnica e tecnológica, produz e dissemina informações, além de gerar e difundir tecnologia. É mantido e administrado pela indústria, com recursos das empresas industriais, de transportes ferroviários e metroviários, das comunicações e da pesca.

Em São Paulo, o Sistema SENAI está presente em várias regiões do Estado, onde, através de suas Unidades de Formação Profissional e de suas Escolas Móveis, atende às mais diversas áreas industriais.Empresas, trabalhadores e jovens em busca de profissionalização são seus clientes preferenciais.

Para conhecer sobre o Sistema Senai, clique aqui


ESCOLA SENAI "HERMENEGILDO CAMPOS DE ALMEIDA"

Av. Dr. Renato de Andrade Maia, 601 Jd. Paraventi

CEP: 07114-000 - Guarulhos - SP

E-mail: senaiguarulhos@sp.senai.br

Telefone: 11 - 2461-6750